Neste artigo você vai descobrir como nós da Grassi Mendes Advogados tivemos sucesso com os métodos ágeis.
Escute este artigo!
Não dá para negar que o Direito é uma das áreas mais tradicionais que existem.
Alguns fatores contribuem para que isso aconteça.
Seja pela lentidão do Poder Judiciário, seja pelo conservadorismo da advocacia tradicional, ou até mesmo porque o direito é, via de regra, responsivo (algum fato acontece, só então o Direito intervém).
A verdade é que quando avaliamos os avanços tecnológicos que vêm ocorrendo em outras áreas de atuação, percebemos como o Direito está atrasado.
Mas por que manter o status quo?
Para nós da Grassi Mendes Advogados, um escritório totalmente digital, que tem o “DNA Inovador” como um dos seus principais pilares, manter o status quo simplesmente não faz sentido.
Acreditamos que o acesso à justiça e ao Poder Judiciário deve ser ágil e eficiente.
E é por isso que há mais de dois anos aplicamos os Métodos Ágeis no nosso dia a dia.
Mas o que são Métodos Ágeis?
As metodologias ágeis são uma nova forma de trabalho organizadas em 2001, para romper com o modelo tradicional de gestão.
A partir da publicação do Manifesto Ágil, quando desenvolvedores de softwares se reuniram para compartilhar maneiras melhores de desenvolver software, e ajudando outros a fazerem o mesmo.
Com isso, eles definiram os 4 valores e os 12 princípios norteadores da agilidade.
Poder de adaptação, direcionado às pessoas, feedback constante, foco e colaboração com o cliente, empirismo e geração de valor como medida do sucesso são alguns dos pilares dos métodos ágeis.
Apesar de ter surgido na área de tecnologia, ao longo desses anos foi sendo comprovado que os métodos ágeis são aplicáveis a qualquer área de trabalho, inclusive na advocacia.
Métodos Ágeis para melhorar a Advocacia
Implementar a metodologia ágil é possível em todos os setores, seja no financeiro, RH, marketing, controladoria e até mesmo no jurídico propriamente dito.
E para isso acontecer, é necessário descobrir qual dos métodos ágeis é o melhor para cada setor.
E para fazer isso, nada melhor do que começar já aplicando um dos principais valores da agilidade. Como?! Colocando em prática!! 😉
Na Grassi utilizamos o Scrum e o Kanban, e até mesmo o Scrumban (uma mistura de ambos).
Cada setor tem necessidades, prazos de entregas e dinâmicas diferentes.
Em alguns é possível se valer de um formato mais voltado para a gestão de projetos, enquanto outros têm um padrão de entrega contínuo.
Mas todos os setores são ágeis.
Isso porque esta filosofia de trabalho ágil proporciona o compartilhamento de ideias, a transparência e a adaptação, valores que consideramos essenciais para nós!
Aqui acreditamos nesse fator humano, acima de qualquer burocracia tradicional.
Acreditamos e respeitamos quem trabalha conosco, e por isso o Scrum e o Kanban funcionam tão bem para nós.
Para isso, partimos do pressuposto que as pessoas são autogerenciáveis, responsáveis e maduras, e são esses princípios que permitem um fluxo de trabalho muito mais fluído, produtivo e eficaz.
Lidar com os problemas diários de uma advocacia de forma ágil nos permite alcançar a nossa missão: de facilitar o acesso à Justiça para as pessoas e PMEs.
Confira mais do nosso trabalho no nosso site e nas nossas redes sociais!!
Siga-nos em nossas redes sociais.