Neste artigo você vai entender quais os cuidados necessários ao alugar um carro, quais são os seus direitos, o que fazer em caso de acidente ou danos, e a indenização caso o seu carro alugado apresente problemas.
Escute este artigo!
O aluguel de carros em época de temporada pode ser uma opção de transporte muito vantajosa ou necessária em alguns casos.
Mas se você não tiver todos os cuidados necessários com o carro e com o seu direito, a situação pode acabar se tornando muito estressante.
Então se você vai alugar um carro, a primeira dica já é esta: contrate o seguro! Inclusive para danos causados a terceiros!
Muitos seguros de carro alugado não englobam os danos a terceiros, o que significa que se você acabar batendo num outro carro, e for culpado pelo acidente, os custos sairão do seu bolso!
Você precisa entender que alugar o carro segue a mesma lógica que comprar o seu próprio carro: acidentes podem acontecer.
Ainda mais no final de ano, em que o número de acidentes é sempre maior.
Ou seja, não ter o seguro do carro alugado é muito similar a não ter o seguro do seu próprio carro, é um risco que você está assumindo.
Para saber mais dicas sobre seguro auto, confira nosso artigo Conselho Jurídico: o que um advogado quer que você saiba na hora de contratar um seguro auto!
O pior aconteceu, bati o carro alugado!
Se você fez uma locação de carro e acabou danificando o veículo, ou até mesmo se envolvendo num sinistro, avise imediatamente a locadora!
Algumas locadoras exigem que você compareça pessoalmente para preencher os documentos, sendo comum o prazo de 24 horas. Também é recomendável que você faça um Boletim de Ocorrência.
Se você bateu o carro sozinho e contratou o seguro, é provável que você pague o valor da franquia para acionar o seguro, e saia da seguradora com um outro carro, se necessário.
Agora, se você bateu em outro carro, as coisas complicam um pouco mais.
Atenção: em muitos casos os seguros oferecidos não cobrem danos a terceiros. Por isso pode ser que você tenha que pagar não só a franquia do seu carro, mas também os reparos do carro do terceiro.
E se alguém bater no seu carro, pegue todas as informações sobre essa pessoa e apresente na locadora para registrar o ocorrido. Também é ideal que você faça um Boletim de Ocorrência.
Um carro alugado bateu no meu, saiba quem processar:
Se você tentou resolver o seu problema amigavelmente com o motorista do carro alugado, mas não obteve uma solução satisfatória, atenção para os seus direitos:
- Você poderá processar tanto o motorista como a locadora de veículos diretamente!
O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que as locadoras de veículos são igualmente responsáveis pelos danos que o motorista que alugou o carro causar:
“A empresa locadora de veículos responde, civil e solidariamente com o locatário, pelos danos por este causados a terceiro, no uso do carro locado.” Súmula 492/STF.
Portanto, caso você não consiga resolver tudo amigavelmente, entre em contato com um advogado para que ele proponha uma ação contra o motorista e a locadora.
Dessa forma, suas chances de receber o valor da indenização aumentam, e o risco do famoso “ganhou mais não levou” diminui.
E para saber mais sobre o que fazer se você bater o carro, confira o artigo Aconteceu: bati o carro! Saiba o que fazer após um acidente de trânsito.
O carro alugado parou de funcionar: é possível uma indenização?
E se o carro que você alugou der problemas, parar de funcionar corretamente, e até precisar ser guinchado?!
E por esse motivo você perdeu uma reunião, conferência de trabalho, ou até mesmo uma diária no hotel ou um passeio já comprado?
Saiba que o que aconteceu com você é uma falha na prestação de serviço da locadora, e dará direito à indenização pelos prejuízos que você vier a sofrer.
E aí, já teve algum problema com um carro alugado?
Conte a sua história aqui nos comentários!
Precisa de assistência jurídica? É só clicar em “Fale com um Advogado”.
E para ficar por dentro dos seus direitos, sem juridiquês, é só nos seguir nas redes sociais e assinar a nossa Newsletter!
Siga-nos em nossas redes sociais.